A cultura do mirtilo no Brasil

 

O mirtilo é uma fruta originária da América do Norte e que foi introduzida no Brasil em 1983 na região de Pelotas (RS) pelo pesquisador Alverides Machado dos Santos com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da planta no país.

O mirtilo é uma cultura de clima temperado e exigente ao frio, é considerada uma espécie arbustiva e que varia de 1,5 a 3,0 metros de altura. O fruto tem aspectos de baga, é azul escuro quando maduro, coberto de cera, com 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 gramas de peso, e o sabor de aspecto doce- ácido.

A potencialização na produção de mirtilo no Brasil possui aspectos positivos na expansão da cultura no país, e algumas vantagens estão relacionada com a disponibilidade de áreas, a variabilidade de clima e microclima, possibilidade de produção orgânica, e pelo baixo nível com problemas fitossanitários atual.

É um fruto que apresenta grande valor agregado podendo variar entre R$ 8,00 a R$ 20,00 reais o quilo, e possui diversas possibilidades de industrialização, como: geleias, licores, polpas de frutas e outros produtos.

Os fatores limitantes que afeta a expansão do fruto no Brasil estão associados com a falta de conhecimentos técnicos da cultura por ser relativamente nova no país, ou seja, os estudos e a qualificação para os produtores são necessários para tornar a área produtiva competitiva e crescente o nível de adeptos a se cultivar a cultura. Para saber mais acessem: https://biotecland.com/?amp=1

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-mirtilo,644da5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=O%20mirtilo%20%C3%A9%20uma%20esp%C3%A9cie,retirar%20somente%20os%20frutos%20maduros. . https://www.grupocultivar.com.br/artigos/grande-potencial

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Biotecland

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading