Manejos agrícolas

Você já parou para pensar como a diferença em manejos agrícolas pode afetar diretamente na qualidade do seu cultivo e em sua produtividade?

Diferentes tipos de manejos agrícolas abrangem não só as malhas econômicas e níveis de especialização que se cria com base em na produção agrícola, a exemplo dos categorizados pelo trabalho brasileiro de Fernando Luís Garagorry “Tipos de especialização na Agricultura Brasileira”, como a forma de realização da atividade agrícola, por exemplo, a agricultura orgânica ou a agricultura convencional.

No estudo conduzido por AlíciaLopez no departamento de Qualidade e Garantia alimentícia de Murcia, Espanha, observou-se as diferenças obtidas na qualidade nutricional de plantas de pimenta (Capsicum annuum). A escolha pela pimenta se deu por seu prestígio cultural na Espanha e em diferentes partes do mundo.

Os resultados indicam a presença de maiores quantidades de compostos lipossolúveis em agriculturas orgânicas em comparação com agriculturas convencionais. Ainda, os maiores níveis de ácido cítrico e sacarose foram observados em manejos agrícolas tradicionais. Os demais testes não concluíram diferenças estatísticas significativas entre a agricultura tradicional e a agricultura convencional.

Outro estudo conduzido pelo pesquisador Faidon Makgos e publicado na International Journal of Food Science & Nutrition, “Organic food: nutritious food or food for thought? A review of the evidence” buscou avaliar a qualidade nutricional de plantas cultivadas em manejos de agricultura orgânica.

O grupo observou, por meio da observação da saúde de animais alimentados por alimentos orgânica em comparação com a saúde observada em animais alimentados com alimentos convencionais que a saúde e a vitalidade reprodutiva do primeiro grupo foram maiores em comparação com o segundo grupo experimental.

Ainda não há comprovação sobre o aumento da saúde e da vitalidade em humanos, entretanto, sabe-se que a utilização de fertilizantes químicos pode alterar os níveis de salinidade no solo gerando desequilíbrios, a adoção de manejos agrícolas mais sustentáveis com o uso de biofertilizantes podem aumentar a saúde do solo e das plantas.

Saiba mais sobre a saúde do solo e das plantas no nosso texto “Como cuidar da raiz das plantas”. Disponível no nosso site e nas redes sociais @Biotecland

Uma resposta para “Manejos agrícolas”

  1. […] Isso garante maior qualidade de germinação de sementes, crescimento, desenvolvimento e produtividade das […]

Deixe uma respostaCancelar resposta

Descubra mais sobre Biotecland

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile