• +55 61 99958 2067
  • contato@biotecland.com
  • Luziânia, Brasil

A solução nutritiva na hidroponia

 

A formulação da solução nutritiva é fundamental para se obter sucesso na hidroponia, pois através da solução bem balanceada e manuseada é possível ter um desenvolvimento adequado para as plantas, e o produtor tem o dever de garantir nutrientes de boa qualidade e com alto nível de pureza.

Os nutrientes utilizados na hidroponia têm que ser altamente solúveis para proporcionar na solução final a concentração de nutrientes calculados, levando em consideração a temperatura da água que pode afetar diretamente na solubilidade desses nutrientes.

A formulação da solução tem que proporcionar macro e micronutrientes de forma balanceada visando a cultura que irá ser implantada no sistema, pois cada cultura tem sua exigência nutricional.

A mistura dos nutrientes segue critérios, pois podem ocorrer incompatibilidade durante esse processo, e alguns estudos mostram a forma correta da aplicação dessas fontes de nutrientes e como devem ser realizados.

A medição da condutividade elétrica e do PH é fundamental para regular a solução nutritiva, através da condutividade elétrica é possível obter o valor da concentração de sais minerais dissolvidos, e é possível ajustar a reposição das concentrações de nutrientes recomendada, já a medição do PH é importante para saber os níveis de acidez ou alcalinidade presente na solução, se estiver fora do parâmetro recomendado é possível realizar a regulagem.

A solução nutritiva adequada pode proporcionar ao cultivo hidropônico vantagens, mas é necessário seguir todas as recomendações atuais dos especialistas, sabendo que durante os últimos anos esta técnica de cultivo apresentou constante evolução.

Para saber mais acessem nosso site: https://biotecland.com/.

Fontes: https://hidrogood.com.br/noticias/hidroponia/cuidados-com-a-solucao-nutritiva-para-a-hidroponia . https://www.cpt.com.br/cursos-agricultura-hidroponia/artigos/solucao-nutritiva-como-medir-a-condutividade-eletrica-da-agua

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: