22 de Março – Dia Mundial da Água

22 de Março, Dia Internacional da água

A água é um recurso natural finito e uma das maiores preocupações do futuro da humanidade, e nosso desafio é preservá-la. Afinal, cada vez mais a sociedade questiona a forma como o seu uso vem sendo feito pelos diversos setores produtivos no mundo. A partir do século XXI, a humanidade se deparou com o problema da escassez de água como uma ameaça para a saúde humana e a vida do planeta Terra (RANGEL; BRITTO, 2008). Apesar dos esforços institucionais para a melhoria da qualidade e da infraestrutura sanitária, em todo o mundo, aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa e 4,5 bilhões de pessoas carecem de saneamento básico (UNICEF, 2017).

Nas plantas, a água constitui-se de até 95% do protoplasma, participando de processos como a fotossíntese e fosforilação oxidativa (REICHARDT; TIMM, 2012). E quimicamente, é um reagente na fotossíntese, reação química que é a base da cadeia alimentar. Dentro do cloroplasto da planta, a energia da luz solar é usada para converter dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio. Em si, é a fonte do nosso oxigênio. Preservar a água é preservar nosso oxigênio.

5 dicas importantes para preservar a água em sua propriedade agrícola: 1) armazenar água da chuva com o uso de cisternas e tanques; 2) Irrigar as plantas por gotejamento, 3) plantação de agroflorestas, 4) aplicar o sistema de plantio direto, que usa a palha do colhido servir como cobertura evitando as altas temperaturas no solo e 5) aplicar as microalgas para aumentar a retenção de água e a vitalidade do solo.

O futuro da Agrobiotecnologia chegou!  Quer saber mais? Entre em contato, acompanhe nossas redes sociais, comente e compartilha!

Fontes:  https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura/sobre-o-tema  RANGEL, M. C.; BRITTO, J. M. Processos avançados de oxidação de compostos fenólicos em efluentes industriais. Química Nova, São Paulo, v. 31, n.1, p. 114-122, 2008.  REICHARDT, K.; TIMM, L. C. O solo, planta e atmosfera: Conceitos, processos e aplicações. 2. ed. Barueri: Manole, 2012. 524p.

#agronegocio #agro #chorella #biotec #microalgas #agricultura #plant #sustentabilidade #bioinsumos #agriculturaorganica #futuro #inovação #biodiversidade #soil #produtividade #biologia #bioeconomia #plantas #empreendedorismo #meioambiente #controlebiologico

Uma resposta para “22 de Março – Dia Mundial da Água”

Deixe uma resposta