Desenvolvimento Sustentável
A própria Organização das Nações Unidas definiu através da agenda 2020 (confira nosso texto sobre!) alguns objetivos para os países cumprirem até esse ano para atingir o desenvolvimento sustentável, mas o que é o desenvolvimento sustentável que tanto se fala?
Começando por partes, desenvolvimento é uma forma de mensurar o progresso de uma empresa, país ou qualquer outro tipo de organização e até mesmo pessoas. Desenvolvido é aquele que teve um progresso durante determinado tempo e atinge patamares maiores hoje do que os atingidos no passado. Esses patamares podem ser mensurados através de lucro, notas, horas de sono entre outros pontos.
Sustentável é uma palavra que, sozinha significa embasado, ou seja, aquele que tem base. No contexto utilizado de desenvolvimento sustentável, essa palavra adquire outro horizonte de significados. Ligados também à ideia de embasado, mas voltados também para a manutenção dos ecossistemas e de ideias que estimulem e incentivem a preservação do meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável então, é a união do desenvolvimento, ou seja, ter crescimento, seja ele econômico, político, de igualdade entre as pessoas, entre outros, e permitir a preservação do meio ambiente além de criar uma base para que os novos patamares atingidos possam ser vividos também pelas futuras gerações.
Como nem tudo o que reluz é ouro, existem algumas armadilhas do desenvolvimento sustentável. Como esse é um tema que chama muita atenção, alguns setores da indústria do marketing e da comunicação utilizaram deste como forma de promoção de marcas o que gera um problema chamado greenwash.
Greenwashing é um termo que ganhou grande popularidade entre os anos de 2017 e 2018 junto com o aumento da preocupação com a sustentabilidade nos processos de marcas e produtos.
Derivado de Whitewash (encobrir), o greenwash denomina ações de empresas que buscam encobrir seus processos danosos ao meio ambiente por meio da apropriação de ideais ambientalistas, ou outras causas voltadas à sustentabilidade, em suas propagandas e comunicação com o público.
O greenwash pode ser mais prejudicial ao meio ambiente do que a exposição de uma empresa que não segue ideais de sustentabilidade. Além disso, quando descoberta, a organização responsável pode sofrer acusações de propaganda enganosa o que, de acordo com o CONAR, no artigo 37 do CDC é aquela que induz o consumidor ao erro e, como consequência, acusações de danos morais, ao ferir os valores dos clientes com seus produtos sem o conhecimento destes.
A Biotecland é uma empresa produtora de biofertilizantes que busca entregar valor para produtores rurais por meio de uma verdadeira sustentabilidade da produçao.
Nosso produto visa a preservação do solo, promove saúde nas plantas e aumento da produtividade. E é 100% natural. Algas para o Agro.
Nós da Biotecland queremos ser referência em Bioeconomia – alinhando a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico.
Quer saber mais? Nos siga nas redes sociais, @biotecland e visite nosso site www.biotecland.com
1 thought on “Desenvolvimento Sustentável”
[…] promotoras de crescimento, lipídeos, vitaminas, carotenoides, entre outros (saiba mais sobre nesse texto) o que podem melhorar a qualidade do solo e das […]